segunda-feira, 5 de julho de 2010

Case Credo Johnson & Johnson: Histórias e informações sobre a empresa



Elaborado em 1943, o Nosso Credo possuía uma visão de futuro, contemplando aspectos que não estavam correlacionados às abordagens e as escolas da época.
Os aspectos que não estavam correlacionados às abordagens da época estão contidos praticamente em todo o texto, trata-se de uma visão bem presente aos dias atuais, a começar pelo primeiro parágrafo onde a organização assume responsabilidade com seus empregados, considerando sua individualidade, respeito à dignidade, e reconhecimento de méritos de cada um. Expressa também cooperação com seus empregados e seus familiares, incentivando a liberdade e uma maior participação através de sugestões e reclamações.
O exposto no quarto parágrafo considero que ainda seja uma visão de futuro, pois não está completamente assimilado por muitas organizações, trata-se responsabilidade perante as comunidades nas quais vivemos e trabalhamos, bem como perante a comunidade mundial. “Devemos ser bons cidadãos – apoiar boas obras sociais e de caridade e arcar com a nossa justa parcela de impostos. Devemos encorajar do desenvolvimento do civismo e a melhoria da saúde e da educação. Devemos manter em boa ordem as propriedades que temos o privilégio de usar, protegendo o meio ambiente e os recursos naturais”.

VISÃO DE FUTURO - Atualização:
Essa costuma ser uma premissa básica do bom administrador. Neste sentido fiz algumas atualizações do credo da Johnson e Johnson, que implique numa visão de futuro. Reescrevi o documento em questão, incorporando alguns princípios dos paradigmas atuais das organizações.

NOSSO CREDO
Cemos que nossa primeira responsabilidade é para com o bem estar, higiene e saúde, com o alto grau de satisfação de todos os usuários / cliente que usam nossos produtos e serviços. Para atender suas necessidades, tudo o que fazemos deve ser de alta qualidade. Devemos constantemente nos esforçar para reduzir nossos custos, a fim de manter preços razoáveis. Os pedidos de nossos clientes devem ser pronta e corretamente atendidos. Nossos fornecedores e distribuidores devem ter a oportunidade de auferir um lucro justo sendo socialmente responsáveis e solidários com os interesses da comunidade mundial agindo com ética e responsabilidade social.
Somos responsáveis para com nossos empregados, devemos mantê-los integrados e comprometidos como parte integrante do todo, homens e mulheres, que conosco trabalham em todo o mundo. Devemos respeitar sua dignidade e reconhecer seus méritos. Eles devem sentir-se seguros em seus empregos. A remuneração deve ser justa e adequada e o ambiente de trabalho limpo, e ordenado. Devemos ter em mente maneiras de ajudar nossos empregados a atender às suas responsabilidades familiares. Os empregados devem sentir-se livres para fazer sugestões e reclamações. Deve haver igual oportunidade de emprego, desenvolvimento e progresso para os qualificados.
Devemos ter uma administração competente, e nossas ações devem ser justas com ética e responsabilidade social.
Devemos fazer tudo pelo social. Somos responsáveis perante as comunidades nas quais vivemos e trabalhamos, bem como perante a comunidade mundial. Devemos ser bons cidadãos – apoiar boas obras sociais e de caridade e arcar com a nossa justa parcela de impostos. Devemos encorajar do desenvolvimento do civismo e a melhoria da saúde e da educação. Devemos manter em boa ordem as propriedades que temos o privilégio de usar, protegendo o meio ambiente e os recursos naturais.
Somos uma empresa por excelência, nossa responsabilidade é para com a hegemonia do interesse social, benefício dos clientes, funcionários e fornecedores. Os negócios devem proporcionar lucros adequados. Devemos experimentar novas idéias. Pesquisas devem ser levadas avante, programas inovadores desenvolvidos e os erros reparados.
Novas tecnologias de ponta devem ser adquiridas, novos produtos lançados. Reservas devem ser criadas para enfrentar tempos adversos. Ao operarmos de acordo com esses princípios, os acionistas devem receber justa recompensa.



Histórias e Informações Johnson & Johnson

Fonte: mundodasmarcas.blogspot.com ( http://mundodasmarcas.blogspot.com/2006/06/johnson-johnson-cuidando-da-gente.html#ixzz0rGMf9Vh0 )


Seus produtos são vistos em abundância dentro de residências, empresas, cenários de catástrofes, ambulâncias e principalmente hospitais. A JOHNSON & JOHNSON está presente em nossas vidas com inúmeros produtos como cirúrgico-hospitalares, de primeiros socorros, para higiene de crianças, produtos de higiene oral, farmacêuticos, de higiene feminina e outros destinados a manter a saúde e o bem-estar dos consumidores.
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A história
A Johnson&Johnson nasceu há mais de um século na pequena cidade de New Brunswick, estado de New Jersey. Era o ano de 1886 e os irmãos Robert, James e Edward Johnson montaram uma empresa com instalações modestas e apenas 14 empregados, localizada em uma antiga fábrica de papel de parede as margens do rio Raritan. A idéia era criar a primeira fábrica no mundo a produzir uma compressa cirúrgica asséptica, pronta para o uso, que reduzia a ameaça de infecção. Nesta época, as taxas de mortalidade no pós-operatório chegavam a 90% em alguns hospitais. E não era por acaso. Algodão comum, recolhido do chão das tecelagens, era utilizado durante as cirurgias. Os médicos muitas vezes vestiam um avental já sujo de sangue para operar um paciente. A compressa que a Johnson&Johnson criou foi baseada nas teorias então revolucionárias do cirurgião inglês Joseph Lister. Ele identificou a presença de germes no ar, que seriam a fonte de infecção nas salas de cirurgia. Robert Johnson se interessou pelas descobertas do cirurgião inglês e estudou uma aplicação prática para elas. Foi então que a Johnson&Johnson começou a fabricar compressas e a desenvolver novos processos de esterilização. No ano seguinte a empresa publicou seu primeiro catálogo de produtos contendo em 32 páginas itens como emplastros medicinais, suturas e roupas anti-sépticas para uso hospitalar.
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Começou a diversificar seus produtos com a introdução do famoso talco com emplastros medicinais em 1890. Este produto foi responsável pela entrada da empresa no segmento de cuidados pessoais para bebês quando as mães descobriram os efeitos suavizantes que o talco tinha na pele dos bebês. Ainda nesta década seguinte continuou a ampliação de sua linha de produtos com o lançamento da marca Johnson’s Baby (1893), que incluía o famoso talco (JOHNSON'S Baby Powder) e do fio-dental (1896). As primeiras referências a um “fio de seda encerado” para limpar a sujeira dos dentes e das gengivas datam de 1850. O produto só passou a ser produzido em Nylon durante a Segunda Guerra Mundial, pois a seda era destinada ao fabrico de pára-quedas. Mas o fio dental só ganharia força depois de ter sido lançado pela Johnson&Johnson. Foi ainda nesta época, que a empresa em resposta a tratamentos rápidos de ferimentos que ocorriam com funcionários das estradas de ferro americanas, introduziu no mercado o primeiro Kit de Primeiros-Socorros (First Aid Kit).
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Em paralelo a empresa desenvolveu compreensivos estudos nos métodos de primeiros-socorros que resultaram em lições e técnicas utilizadas nos dias de hoje nesta área. O envolvimento da JOHNSON & JOHNSON com o auxílio e suporte em grandes tragédias naturais começou em 1900, quando um devastador furacão na cidade de Gavelston, localizada no estado do Texas, matou mais de 6 mil pessoas e deixou outras milhares feridas. A empresa em resposta as necessidades de produtos medicinais para atender as vítimas, enviou emergencialmente uma enorme quantidade de produtos para o atendimento dos feridos. No ano seguinte a empresa publicou o Johnson's First Aid Manual, o primeiro livro didático e explicativo com técnicas e métodos aplicados nos primeiros-socorros a vítimas de acidentes e ferimentos. Ao comemorar 25 anos de fundação em 1911, a JOHNSON & JOHNSON era responsável por cerca de 90% da produção de algodão, gazes e bandagens no mundo todo. Em 1919, iniciou sua expansão internacional, com a abertura de uma filial no Canadá. Dois anos mais tarde, a empresa deu outro grande passo na diversificação de seus produtos, com o lançamento do Band-Aid, uma de suas criações mais usadas e conhecidas. Em 1924 a empresa inaugurou sua primeira filial na Europa na Grã Bretanha; e sua primeira filial em continente africano, na África do Sul em 1930.
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A empresa ingressa na área de planejamento familiar em 1937 com a formação da Ortho Products Division, divisão responsável pela produção e desenvolvimento de métodos contraceptivos. Em 1959, a empresa comprou no segmento farmacêutico com a aquisição do McNeil Laboratories, que posteriormente viria a produzir o Tylenol e lançá-lo ao consumidor em 1960; e do pequeno laboratório suíço Cilag Chemie. Pouco anos depois foi a vez do laboratório belga Janssen Pharmaceutica N.V., responsável pelo desenvolvimento de vários medicamentos como o anti-psicótico Haladol. Ao completar 75 anos de vida em 1962, a JOHNSON & JOHNSON era uma empresa global com 83 fábricas e 30 centros espalhados por 54 países. De 1989 à 1999, a JOHNSON & JOHNSON fez perto de 45 aquisições de empresas e linhas de produtos. Umas das importantes ocorreu em 1994 com a compra da marca de cosméticos Neutrogena. Com o crescimento, a JOHNSON & JOHNSON foi se organizando em divisões e subsidiárias, e investindo continuamente em Pesquisa & Desenvolvimento (somente em 2007 foram US$ 7.6 bilhões).
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A linha do tempo
1921
● Lançamento do Johnson’s Baby Cream (conhecido como Óleo Johnson’s) destinado aos cuidados infantis.
1927
● Lançamento do absorvente Modess, um dos primeiros produtos de seu segmento.
1928
● Utilizou pela primeira vez a marca ETHICON em suas suturas cirúrgicas. A marca seria registrada em 1944 e atualmente é utilizada em inúmeros produtos cirúrgicos.
1937
● Lançamento no mercado brasileiro da marca de preservativos JONTEX.
1947
● Lançamento do Johnson’s Cotton Tipped Applicator, conhecido como Cotonette.
1950
● Lançamento do absorvente interno o.b. na Alemanha, desenvolvido por uma médica ginecologista chamada Dra. Judith Esser. A empresa comprou a marca em 1974.
1960
● Lançamento de um dos medicamentos mais conhecidos do mundo: TYLENOL.
1966
● Lançamento da marcas de absorvente higiênicos CAREFREE e STAYFREE.
1970
● Lançamento do fio dental com sabor.
1984
● Lançamento da SUNDOWN, primeira marca de protetor solar brasileira.
1988
● Lançamento das lentes de contato descartáveis ACUVUE.
1991
● Introduziu no mercado o adoçante SPLENDA, feito de açúcar, com gosto de açúcar, mas não era açúcar.
● Lançamento do antibiótico sintético FLOXIN no mercado americano.
● Lançamento do xampu anti-caspa NIZORAL.
● Adquiriu junto a Revlon a marca Clean & Clear, marca de produtos dermatológicos criada em 1957.
1994
● Comprou a tradicional Neutrogena, empresa de cosméticos fundada em 1930.
1995
● Lançamento do PEPCID AC, anti-ácido para combater problemas estomacais.
1999
● Aquisição da divisão de produtos dermatológicos da SC Johnson, incluindo a marca de cosméticos naturais AVEENO, criada em 1945.
2002
● Lançamento dos revolucionários adesivos contraceptivos ORTHO EVRA.
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O credo
O General Robert Wood Johnson, que transformou a Johnson&Johnson, inicialmente uma pequena empresa familiar, em um empreendimento mundial, tinha uma visão muito clara das responsabilidades da empresa, que vão além da fabricação e comercialização de produtos. Em 1935, em um panfleto entitulado “TRY REALITY”, ele pedia aos seus sócios que incorporassem o que chamava de “uma nova filosofia industrial”. Ele definiu essa filosofia como as responsabilidades da empresa em relação aos clientes, funcionários, associações e distribuidores. Contudo, somente oito anos depois, em 1943, escreveu e publicou o CREDO da Johnson&Johnson, um documento de uma página descrevendo, detalhadamente essas responsabilidades:
“Nós somos responsáveis para com nossos empregados, homens e mulheres que conosco trabalham em todo o mundo. Cada um deve ser considerado em sua individualidade. Devemos respeitar sua dignidade e reconhecer seus méritos. Eles devem sentir-se seguros em seus empregos. A remuneração deve ser justa e adequada e o ambiente de trabalho limpo, ordenado e seguro. Devemos ter em mente maneiras de ajudar nossos empregados a atender às suas responsabilidades familiares. Os empregados devem sentir-se livres para fazer sugestões e reclamações. Deve haver igual oportunidade de emprego, desenvolvimento e progresso para os qualificados. Devemos ter uma administração competente, e suas ações devem ser justas e éticas”.
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Logo percebeu que o CREDO havia sido aceito por sua empresa, e pediu à diretoria que fosse aplicado no trabalho diário. A empresa apoiou-se na filosofia do CREDO durante anos, e em nenhum momento isso foi tão evidente quanto durante as crises do TYLENOL em 1982 e 1986, quando o produto foi adulterado com cianureto e usado como uma arma mortal. Com o nome e a reputação da Johnson&Johnson em jogo, os diretores e funcionários tomaram inúmeras decisões que foram inspiradas na filosofia incorporada no CREDO. A reputação da empresa foi preservada e o mercado do TYLENOL recuperado.
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Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1886
● Fundador: Robert, James e Edward Johnson
● Sede mundial: New Brunswick, New Jersey
● Proprietário da marca: Johnson & Johnson
● Capital aberto: Sim (1944)
● Chairman & CEO: William C. Weldon
● CFO: Dominic J. Caruso
● Faturamento: US$ 61.9 bilhões (2009)
● Lucro: US$ 12.2 bilhões (2009)
● Valor de mercado: US$ 178.5 bilhões (março/2010)
● Valor da marca: US$ 3.847 bilhões (2009)
● Subsidiárias: 230
● Presença global: + 175 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 115.500
● Segmento: Farmacêutico
● Principais produtos: Medicamentos, produtos de cuidados pessoais, produtos medicinais
● Ícones: O seu logotipo
● Slogan: The Family Company.
● Website: www.jnj.com
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O valor
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca Johnson&Johnson está avaliada em 3.847 US$ bilhões, ocupando a posição de número 80 no ranking das marcas mais valiosas do mundo. A empresa também ocupa a posição de número 29 no ranking da revista FORTUNE 500 (empresas de maior faturamento no mercado americano).
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A marca no Brasil
No país, a empresa iniciou suas atividades em 1933, suprindo o mercado com produtos de uso hospitalar e doméstico como algodão, gaze, esparadrapo e compressas cirúrgicas, entre outros. Naquela época o país ainda dependia de importação para estes tipos de produtos. A JOHNSON & JOHNSON construiu e equipou laboratórios e unidades de fabricação e multiplicou a diversidade dos seus produtos, destacados sempre pela qualidade e pelo pioneirismo. Alguns deles mudaram hábitos de higiene pessoal e influenciaram na melhoria da saúde da população. Em 1934, o lançamento do MODESS, primeiro absorvente descartável do mercado, revolucionou o modo de pensar da mulher brasileira. Na década de 70, as fraldas descartáveis modificaram os conceitos de higiene para bebês. Em 1978 o protetor diário de calcinha CAREFREE, resultou em outra inovação no bem-estar da mulher. E em 1984, a chegada de SUNDOWN ao Brasil iniciou as discussões sobre a necessidade de cuidados durante a exposição ao sol. O complexo industrial de São José dos Campos, inaugurado em 1957, possui 150 mil metros quadrados de área construída, composta por 11 fábricas, um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, armazéns, oficinas, Centro Social, escritórios e outros setores. Atualmente está instalada em uma área de 1 milhão de metros quadrados, da qual, 700 mil m2 são de área verde, onde trabalham cerca de 3 mil pessoas.
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A marca no mundo
Atualmente a empresa está estruturada em quatro grandes setores: Produtos Farmacêuticos, Produtos OTC/Nutracêuticos, Produtos Médico-Hospitalares e Produtos de Consumo, possuindo 230 subsidiárias sediadas em 57 países nos cinco continentes, sendo uma das maiores empresas de cuidados pessoais e medicinais do planeta empregando 115 mil pessoas (47 mil delas somente nos Estados Unidos). Seus produtos são comercializados em mais de 175 países.
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Você sabia?
● A empresa investe anualmente aproximadamente US$ 7 bilhões nas áreas de pesquisas e desenvolvimento de produtos.

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